sábado, 24 de novembro de 2012

Tityus stigmurus(escorpião-do-nordeste)

Tityus stigmurus, conhecido popularmente como "Escorpião do Nordeste", é uma espécie de escorpião comum na região nordestina do Brasil. Tem coloração de camuflagem amarelada, para se confundir com o solo arenoso das regiões áridas em que habita. É facilmente identificado por possuir um triangulo de coloração negra sobre o cefalotórax, acompanhado de uma faixa, de coloração também escura, ao longo do corpo.
Mede em torno dos 7 cm de comprimento e se alimenta principalmente de insetos, aranhas e outros escorpiões. Como a maioria dos escorpiões, tem hábitos noturnos, sua visão é péssima e ele se orienta por pelos sensoriais, espalhados por todo o corpo, que percebem vibrações tanto do solo quando do ar.
Durante o acasalamento, o macho agarra a fêmea através das quelas (pinças) e começa a movimentá-la em um movimento que lembra uma dança (atitude conhecida popularmente como "dança do acasalamento" ou "dança do escorpião"), sendo que na verdade o macho está tentando posicionar a fêmea sobre uma gota de esperma que ele depositou no solo anteriormente.
A espécie é adaptada à vida em ambiente urbano e pode coabitar com seres humanos atraída pela presença de insetos e pela facilidade de abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário